quarta-feira, 6 de abril de 2011

Descubra como temperar sua salada de uma maneira saudável e deixá-la ainda mais gostosa!


A maioria das pessoas estão acostumada com aqueles tempero básico do dia a dia: azeite, sal, limão e vinagre. Porém hoje em dia encontramos uma gama de produtos naturais com propriedades funcionais para temperarmos a nossa salada de cada dia. Conheça um pouco mais destes temperos:

  • Ervas: orégano, tomilho, salsinha, cebolinha, manjericão, salsão/aipo, alecrim, manjerona, hortelã. Além de darem um sabor especial na salada, estas ervas tem propriedades diuréticas, e ajudam a desinchar o organismo.
  • Azeites e óleos: de coco, de linhaça, de cártamo, de gergelim, de castanha do pará, de amêndoa e macadâmia. Esses óleos possuem o tipo de gordura "boa", que ajuda a desentupir as veias e artérias, além de possuírem uma ação termogênica capaz de acelerar a queima de gordura. Outro benefício é que estes óleos são ricos em vitamina E - antioxidante que proporciona uma pele mais saudável. O único problema é que estes óleos costumam custar o dobro, ou muitas vezes até o triplo do preço dos óleos comuns, mas pequenas quantidades já dão um sabor diferenciado na salada e proporcionam todos estes benefícios para a sua saúde. Procure sempre alternar o tipo de óleo para que você possa adquirir os diferentes benefícios de cada um deles.

O segredo é experimentar cada erva e os óleos até descobrir o que mais agrada o seu paladar . A seguir algumas receitas de molhos naturais para você temperar sua salada:

* opção de molho 1: misture algumas ervas frescas (das citadas acima) de sua preferência com alho e cebola picadinhos e misture com um pouco de iogurte natural desnatado ou ricota e sal.

*opção de molho 2: - Molho rosê natural- misture iogurte natural desnatado com molho de tomate fresco e acrescente algumas folhas de manjericão e sal.

*opção de molho 3: misture a polpa de maracujá com gengibre ralado, azeite de oliva e sal.

Espero que tenham gostados das dicas e evitem ao máximo os temperos prontos para salada industrializados, pois estes são altamente calóricos e contém muito sódio.


10 comentários:

  1. gostei da opção de molho 1 Carol, com ctz vou fazer! eu tempero a minha salada com shoyu somente, assim não coloco sal e nem nada a mais... isso faz bem?
    bjos miga

    ResponderExcluir
  2. amiga o Shoyu tem bastante sódio, mais se for pouca quantidade não faz mal não...mais o melhor é estar sempre variando nos temperos para obter um pouco de benefício de cada erva e óleos diferentes e manerar no sal
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  3. Carol!!!..to adorando o seu blog!!
    mau cheguei e ja quero pedir um post!!heehhehe
    Quando a gente ta de dieta é muito dificil se controlar no fim de semana ne?!
    vc tem alguma dica de o que fazer nesses dois dias tentadores?!
    bjoooo

    ResponderExcluir
  4. Negrinha....
    Adorei os molhos!! Agora qdo eu chegar quero um dia pra provar todas as receitas dessa minha amiga profissional!!! Rsrsrsrs
    AMO VC

    ResponderExcluir
  5. Romeia alves das neves farion7 de abril de 2011 18:54

    Ola Carol amei as receitinhas... e as dicas...sucesso pra ti

    ResponderExcluir
  6. Ree pode deixar que vou fazer um post especial só com dicas pro fim de semana, e logo posto ok.

    Aninhaa volta logo amiga...prometo que faço todas as receitinhas lights pra vc esperimentar

    Roméia....obrigada pelo elogio queria

    beijos a todas e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Carol!

    Tenho duvidas quanto ao molho com leite(iogurte no caso)Fui aconselhada a não usar-lo,no dia a dia, pois interfere na absorção de outros nutrientes.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sonia, bacana sua pergunta. Realmente existe uma competição na absorção de nutrientes, o iogurte contém cálcio e se for ingerido juntamente com uma carne que é fonte de ferro há uma competição na hora de serem absorvidos. Portanto se a pessoa tiver um problema de anemia, o indicado é evitar fontes de cálcio em uma mesma refeição que contenha ferro. Mais no caso do molho da salada se for utilizado em um pequena quantidade não tem problema nenhum. Por isso que o ideal é tempera com azeite e ervas. E os molho só de vez em quando.
    espero ter esclarecido suas dúvidas, se tiver alguma outra pergunta é só deixar aqui que eu respondo. Beijos

    ResponderExcluir
  9. 。◕‿◕。 Assista vários canais de graça em sua Smart TV www.smarttvhd.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir